top of page

Todos devem extrair os dentes do siso? A cirurgia dói? Veja mitos e verdades


Os sisos nascem quando a pessoa tem entre 16 e 21 anos e quando diagnosticado a necessidade de sua remoção, isso deve ser feito o quanto antes,

Será que é preciso mesmo extrai-los? A dor é muito grande? Tem gente que nunca vai ter siso? Veja alguns mitos e verdades sobre o dente do juízo:

- Todo mundo tem os dentes do siso? Mito: É raro não ter, mas algumas pessoas simplesmente não tem e em alguns casos, eles também ficam escondidos sob a gengiva e só uma radiografia panorâmica identifica a presença desses.

O cirurgião dentista Mayer Beinisch explica que, como o padrão de comida dos últimos séculos é mais pastoso e cozidos, as pessoas não costumam desenvolver tanto o maxilar e mandíbula no tamanho, logo os dentes acabam não nascendo.

- Todos precisam extrair os dentes do siso? Mito: Nem todos, pois alguns têm uma mandíbula grande que abriga os quatro dentes “extras” sem causar nenhum problema dentário, como alterações na mordida, dificuldade de escovação e outros.

- Não existe idade ideal para extrair o siso ? Mito: Existe sim. O ideal, segundo especialistas, é que o dente seja retirado antes dos 30 anos , pois depois dessa idade, a raiz do dente vai se calcificando com o osso e fica mais difícil retirá-lo, podendo até lesar os nervos que passam pela região. Deixar para extrair mais tarde pode causar outras complicações, como infeccçoes, caries e problemas orotdonticos.

- A extração pode causar perda de sensibilidade na língua e queixo? Verdade: É preciso certificar-se que é um bom cirurgião que fará a cirurgia, pois um erro cirúrgico pode cortar os nervos em que passam os impulsos de sensibilidade. “Os nervos que passam por essa região não controlam movimentos, mas a sensibilidade”, No caso da língua, apesar de não haver paralisia, a sensibilidade não volta nunca mais. No queixo, o problema já pode ser revertido com mais facilidade.

- A cirurgia de extração do dente dói muito? Mito: Com a anestesia, as fibras nervosas por onde passa a dor estão bloqueadas. Ou seja, a dor existe, mas o paciente não sente. O problema é quando o efeito da anestesia passa, depois da cirurgia, pois todos os estímulos passam de uma vez, e a pessoa sente uma dor muito forte. Para prevenir isso, ele já receita um analgésico antes da cirurgia. Assim, quando a anestesia for embora, o paciente já estará sob o efeito do remédio.

- O pós-operatório é dolorido? Parcialmente verdade: Um bom pós-operatório depende da forma em que o dente for extraído. Se a cirurgia for tranquila, mais rápida e o paciente jovem , as dores pós cirúrgicas reduzem bastante e a recuperação é mais rápidas.

Normalmente se aguarda de dois a três dias para voltar às atividades normais. As recomendações são não fazer exercícios físicos por alguns dias, por risco de sangramento, e evitar alimentos quentes e consistentes nas primeiras 48 horas.

- A cirurgia demora muito ? Mito: Depende da habilidade de quem está operando, dificuldade da posição do dente e idade do paciente. Mas na maioria das vezes demoram 45-60 minutos para fazer a cirurgia.

- Não é preciso esperar os dentes nascerem para extrai-los? Verdade: Os sisos podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista ou cirurgião buco-maxilo saberão dizer, por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou é hora de extrair o dente do siso. - Quanto custa tirar os sisos? Cada siso tem o seu preço dependendo da localização, idade do paciente. variando atualmente entre 750,00 - 900,00 reais.

Rua Emilio de menezes 76 cj 53/54 - são paulo

telefone: (11) 3662-0747

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon
  • Twitter - Grey Circle
bottom of page