Alguns fatos sobre a Gengivite!

Gengivite tem uma cura definitiva?

Existem autores da literatura científica que dizem não. A doença gengivite sempre precisará de controle por parte das pessoas em suas casas e no consultório do dentista de tempos em tempos, considerando que sempre teremos bactérias na boca, algumas delas boas e necessárias para nossa sobrevivência e outras que causam doenças.

A gengivite é causada pelo biofilme dental (outro nome da placa bacteriana).

As bactérias se juntam em colônias tão organizadas que nem antibióticos conseguem penetrar suas defesas. Ao falar de higiene oral estamos falando da desorganização deste biofilme. Em cerca de 48 horas, este biofilme está organizado novamente e pronto para crescer, liberando toxinas que irritam nossas gengivas e causam o sintoma mais clássico da gengivite - o sangramento. Gengiva que sangra é gengiva doente.

A gengivite não deve doer na hora que passamos fio dental.

Se você tem dúvida sobre a saúde da sua gengiva, procure um dentista, mesmo que seja como prevenção.

A medicina periodontal vem concluindo, desde os anos 90, as hipóteses que falam da inter-relação entre doenças da gengiva e doenças do resto do corpo.

- Doenças do coração

- Abcessos cerebrais

- Bebês com partos prematuros

- Diabetes

Tudo isso tem relação com as doenças da gengiva. Você deve temer a Periodontite! Doença debilitante que se instala na sequência da gengivite e causa perda óssea e perda dental em casos graves. Os dentes amolecem e vão embora se você não cuidar.

Dica:

Fio dental - Uma ou duas vezes por dia, de noite, de preferência, antes de dormir.

Posts em Destaque