Corpo saudável depende também das condições da boca


Ao falar de saúde bucal, automaticamente pensamos em cárie, gengivite e mau hálito. Mas a lista de doenças ligadas à boca vão além, afeta, inclusive, outras partes do corpo.

Doenças cardiovasculares, partos prematuros ou nascimentos de baixo peso e descontrole da diabete são algumas das enfermidades que podem ser associadas à saúde bucal, já estudadas por pesquisadores.

Gengivite

Um problema bucal também muito comum na população brasileira, que pode evoluir para periodontite se não for tratada corretamente. A gengivite surge quando existe acúmulo de placa bacteriana, causando inflamação da gengiva, que pode resultar em vermelhidão, inchaço e sangramentos. Se a placa bacteriana não for removida, ela começa um processo de endurecimento, formando o tártaro, que se adere ao dente e pode destruir progressivamente as estruturas que sustentam os dentes.

Periodontite

A inflamação causada pela evolução da gengivite não tratada é chamada de periodontite, e tem como sintomas sangramento, sensibilidade, mau hálito, retração da gengiva e pode resultar em perda do dente. Vale ressaltar que muitas vezes a doença periodontal não apresenta sintomas, por isso é importante manter consultas regulares no dentista para identificar o problema antes que ele afete a estrutura dentária de forma irreversível. A doença periodontal também pode trazer malefícios para gestantes e ao feto em formação, pelo desconforto e dor típicos desta alteração. Há fortes evidências de que mães com doença periodontal têm mais chance de ter filhos prematuros (abaixo de 37 semanas de gestação) e com baixo peso (inferior a 2500g).

Endocardite bacteriana

Um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal, a endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode levar à morte. Um simples sangramento na boca pode permitir que bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinjam válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento interno do coração. Pacientes portadores ou com predisposição a problemas no coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene diária.

Posts em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Grey Circle
  • Grey Instagram Icon
  • Twitter - Grey Circle

R. Emílio de Menezes, 76 - conj 53 / 54 - Higienópolis - SP 

telefones: (011) 3662.0747 / (011) 99173.1726