Orientações à família da criança que gagueja
Identificando o problema - A fala: A fala se desenvolve durante os três primeiros anos de vida da criança. Entre 2 e 5 anos é comum a criança apresentar algumas dificuldades na emissão de palavras com sons mais difíceis, podendo chegar às vezes a hesitar na hora de falar e/ou a repetir algumas sílabas ou palavras.
A disfluência normal: acontece de vez em quando. A criança repete uma ou duas vezes sílabas ou palavras ou hesita antes de falar como se estivesse buscando dentro da cabecinha a palavra certa para usar. Todos os falantes apresentam disfluências desse tipo durante a vida. Elas são tão naturais que nem os falantes nem os ouvintes percebem que tal fato acontece o tempo todo.
As disfluências leves: surgem quase sempre. A criança repete sons ou sílabas mais de duas vezes, ou pode apresentar prolongamentos – duração exagerada de um som. Pode evidenciar tensões leves no pescoço, no rosto ou em volta da boca, ou mudanças na intensidade da voz. Algumas vezes parece estar faltando o ar para que ela consiga falar. Essas ocorrências duram um período de tempo – não mais de 6 meses – e depois desaparecem.
As disfluências graves: ocorrem sempre, em quase todas as situações de comunicação. A criança gagueja em mais de 10% da sua fala. Os bloqueios – demorar a conseguir falar ou soltar de repente um som que parece estar preso – são mais comuns do que as repetições de sílabas ou prolongamentos de sons. Apresenta esforço e tensão para falar, podendo associar à fala movimentos faciais e/ou corporais.
Orientações Cada criança é uma criança, cada família é uma família, portanto não existem receitas de “como fazer”. As sugestões que serão apresentadas estão diretamente relacionadas com a promoção da fluência e da interação comunicativa.
Como ajudar
Prestar mais atenção ao conteúdo do que a criança está falando do que à forma com que ela o faz
Ajudar a falar mais suavemente
Parar um segundo ou mais antes de responder
Reservar um tempo, diariamente, para dar atenção exclusiva à criança
Encorajar a criança a falar sobre sua gagueira com vocês
Fornecer à criança um modelo apropriado de fala
Ler ou contar histórias sempre que possível
Favorecer a expressão verbal dos sentimentos
Promover um ambiente familiar de conversação não competitivo
Lembrar a criança que as dificuldades são naturais à fala de qualquer pessoa
Manter contato de olho natural enquanto a criança está falando
Encorajar a criança a falar
Prestar atenção aos efeitos das ações e estar sempre pronto a fazer ajustes no modo de agir e nas expectativas, ao notar que isso é uma necessidade.
O que prejudica a fluência
Dizer à criança para ela relaxar, acalmar-se ou pensar antes de falar
Chamar a criança de gaga
Criticar ou corrigir a fala da criança
Completar o que a criança está falando ou interrompê-la enquanto o faz
Apressar a criança quando ela estiver tentando
Preocupar-se demasiadamente com a gagueira
Falar muito rápido e de forma “difícil”
Gritar com a criança quando ela gaguejar
Tornar desagradáveis as atividades do dia a dia
Fazer a criança se sentir envergonhada ou diminuída
Forçar a criança a falar em público
Comparações desnecessárias
Pressionar a criança com muitas atividades
Superproteger a criança
Exigir demais da criança
Material elaborado com base no livro: Gagueiras Infantis
Miriam A. Goliger
Fonoaudióloga